19/08/15 – TSE tem acesso à RAIS para auxilio na fiscalização

19/08/15 – TSE tem acesso à RAIS para auxilio na fiscalização

  • Posted by Ana Carolina Camargo
  • On 19 de agosto de 2015
  • 0 Comments
  • campanhas eleitorais, fiscalização, prestação de contas, Rais

empresa5

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinou nessa terça-feira (18), Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedendo ao órgão judicial o acesso às informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O principal objetivo é ajudar na fiscalização da prestação de contas dos partidos políticos e campanhas eleitorais.

Segundo o ministro, a medida vai auxiliar o Tribunal nas suas atividades de fiscalização. “A socialização de informações é uma medida importante e com esse acesso o Tribunal pode melhorar ainda mais sua fiscalização e impedir fraudes”, disse.

Para o assessor chefe da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE, Eron Júnior Vieira Pessoa, o acordo é a união dos órgãos brasileiros, importante para o processo de fiscalização do financiamento eleitoral e partidário. “A RAIS contém informações sobre o quadro de empregados efetivos de uma empresa. Com isso, a Justiça Eleitoral poderá fazer uma análise preliminar quanto à capacidade operacional da empresa contratada em fornecer bens e/ ou serviços a candidatos e partidos políticos”, explica.

RAIS – A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), gerenciada pelo MTE, é uma das principais fontes de informações sobre o mercado de trabalho formal brasileiro, sendo utilizada pelo governo na elaboração de políticas públicas de combate às desigualdades de emprego e renda, e também para a tomada de decisões dos mais diversos segmentos da sociedade. Instituída pelo Decreto n.º 76.900/75, de 23 de dezembro de 1975, é um Registro Administrativo, de âmbito nacional, de periodicidade anual, de declaração obrigatória para todos os estabelecimentos, inclusive aqueles que não registraram vínculos empregatícios no exercício.

Fonte: TSE/Contadores

Colaboradora: Ana Carolina

 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *