Como a Nota Fiscal Eletrônica pode ajudar sua empresa

Como a Nota Fiscal Eletrônica pode ajudar sua empresa

  • Posted by Ana Elisa Butigelli
  • On 18 de setembro de 2015
  • 0 Comments
  • Empresas, nfe

Se você é empresário e ainda não ouviu falar da Nota Fiscal Eletrônica ou NF-e, algo está errado. A iniciativa faz parte do projeto do governo federal para simplificar e padronizar processos de empresas em todo o País, especialmente as pequenas e médias. A NF-e é um documento emitido e armazenado em formato digital, que cumpre as mesmas funções de uma nota fiscal física, isto é, documentar a circulação de mercadorias ou serviços.

Segundo o site do Ministério da Fazenda, a NF-e tem como objetivo “a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico para a substituição da sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel”. Essa mudança é significativa na emissão e gestão de informações fiscais, e traz benefícios como a redução de custos, a simplificação das obrigações dos contribuintes e a possibilidade de acompanhamento em tempo real pelo Fisco. Enfim, facilidades para todas as partes envolvidas.

Como ter certeza de que a nota é verídica? A validade jurídica do documento é comprovada pela assinatura digital do emissor, certificada pela Fazenda, bem como pelo recebimento do documento eletrônico pelo órgão. Por isso, para utilizar a NF-e, a empresa, devidamente regularizada, precisa adquirir o Certificado Digital, cadastrando-se no site da Fazenda. Lá é possível encontrar todos os passos necessários para aderir ao uso da NF-e.

Os benefícios para as empresas são vários: redução de custos com papel, impressão, envio e armazenamento dos documentos fiscais, gerenciamento eletrônico dos documentos, redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira, além da possibilidade de estabelecer relações eletrônicas de negócios e com clientes através dessa adaptação tecnologia, que estimula o modelo business-to-business (B2B).

Utilizar um sistema de gestão financeira eletrônico é uma boa forma de integrar o uso da Nota Fiscal Eletrônica às atividades financeiras da empresa. A ferramenta de gestão QuickBooks ZeroPaper, por exemplo, apresenta a função de gerenciamento e emissão da NF-e. O aplicativo permite emitir e gerenciar a Nota Fiscal Eletrônica de serviço, disponível para São Paulo capital e Brasília. Utilizando o ZeroPaper, o usuário pode gerar uma NF-e a partir de qualquer recebimento cadastrado no sistema, de forma simples e prática.

 

Fonte: Administradores 16/09/2015

 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *