Linguagem corporal: como ela pode ter impactos no sucesso profissional

Linguagem corporal: como ela pode ter impactos no sucesso profissional

  • Posted by adani
  • On 22 de julho de 2016
  • 0 Comments

Você sabia que 55% da comunicação ocorre por meio de gestos e expressões faciais? Veja como a linguagem corporal pode impactar a vida profissional

Costuma-se dizer que uma imagem vale mais que mil palavras. Agora imagine que você está abordando um colega de trabalho ou um cliente em potencial, participando de uma festa da empresa ou de uma reunião. Como você está? Qual é a mensagem que você passa no momento em que entra na sala? O que seus olhos, mãos e pés estão dizendo? Que tipo de informação as pessoas que estão ao seu redor podem ter a seu respeito antes que você diga sequer uma palavra, apenas por meio da sua linguagem corporal?

Independentemente da sua competência na sua área de atuação, sua linguagem corporal é fator que determina como os outros respondem a você. Descubra sete maneiras de usar a linguagem corporal para mostrar confiança e ganhar respeito no mercado de trabalho, de acordo com o site Entrepreneur.

Ofereça um sorriso genuíno

Ao invés de simular um sorriso permanente, mas falso, tente imprimir um sorriso mais neutro, mas mais amigável. Um sorriso genuíno não apenas estimula seu próprio senso de bem estar, como também diz as pessoas ao seu redor que você é acessível e cooperativo.

Seja impositivo

A linguagem corporal tem efeitos na vida pessoal e profissional dos indivíduos

Seja amigável, mas nunca deixe os outros pensarem que você não está no controle. Quando você for apresentado a alguém, mantenha-se ereto, estenda sua mão e apresente-se dizendo seu nome e sobrenome. Para soar impositivo, converse em um tom neutro. Se você for mulher, preste atenção para que a sua voz não se eleve no final das frases como se você estivesse fazendo uma pergunta ou esperando por aprovação.

Seja acessível

Se você é o tipo de líder que tem um comportamento naturalmente impositivo, os outros podem ser intimidados por você. Diminua essa impressão evitando olhares itensos e expressões faciais severas. Mostre que você também pode ser uma pessoa relaxada. Incline-se para frente quando alguém estiver falando com você. Se você ocupa algum cargo de chefia, não incline-se com as mãos para trás da cabeça a com os pés apoiados em cima da mesa. Quando estiver em pé, não mentenha os braços cruzados, nem as mãos dentro dos bolsos.

Seja controlado

Há momentos em que todos se sentem inseguros, ansiosos, impacientes, frustrados, entediados ou nervosos. Não caia na tentação de checar suas mensagens de texto, atender telefonemas e ficar com os olhos grudados no relógio. Ao invés disso, concentre a atenção naqueles que estão falando e vire-se para encará-los diretamente. Evite roer as unhas, morder a tampa da caneta e bater mãos e dedos, expressando inquietação.

Derrube barreiras

Remova qualquer coisa que estiver bloqueando a sua visão ou qualquer outro tipo de barreira entre você e as pessoas com quem estiver conversando. Quando alguém entrar no seu escritório para cumprimentá-lo, saia de trás da mesa e dê sua mão.

Durante um evento de networking ou um coffee break, não segure sua bebida de modo que o deixe distante das outras pessoas. Quanto mais alto você segura seu corpo de café, maior é a barreira física que você impõe entre você e as pessoas com quem está falando. Segure-o perto do pulso quando quiser parecer aberto e engajado.

Mostre empatia

Sempre dê atenção às pessoas que estiverem falando com você, mesmo que você tenha um milhão de tarefas a cumprir. Pense antes de falar ao invés de apressar a conversa ou concluir o pensamento de alguém. Os melhores líderes sabem ser pacientes e manter o controle de suas atividades enquanto mostram respeito e empatia.

Controle suas expressões faciais

Suas expressões faciais têm o poder de motivar outras pessoas a fazerem o melhor que podem ou destruir totalmente suas expectativas. Não faça gestos negativos. Evite virar os olhos como demonstração de desprezo ou impaciência, franzir a testa e o nariz e sorrir de maneira zombeteira.

O comportamento não-verbal é o elemento mais crucial da comunicação. Estudos desenvolvidos pelo médico e professor emérito da Universidade da Califórnia Albert Mehrabian mostram que 55% da comunicação acontece por meio da postura, de gestos e expressões faciais, enquanto 38% ocorre pelo tom da voz. Se você seguir essas simples e poderosas dicas sobre linguagem corporal, aumentará seu sucesso pessoal e profissional.

Fonte: Brasil Econômico / Adani Contábil / Carla Cunha

 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *