MEI: conheça ferramentas gratuitas da internet para seu dia a dia

MEI: conheça ferramentas gratuitas da internet para seu dia a dia

  • Posted by Ana Carolina Camargo
  • On 2 de setembro de 2015
  • 0 Comments
  • ambiente virtual, atualização tecnológica, controle financeiro, interação com o cliente, tecnologia interativa, tecnologia móvel

MEI

Descubra como é possível economizar ou reduzir despesas e tornar a rotina mais prática, usando computador, tablet ou smartphone.

O Microempreendedor Individual (MEI) pode aproveitar ferramentas gratuitas da internet para ter acesso a serviços úteis em seu cotidiano.

Com o computador, o tablet ou apenas o smartphone, o MEI consegue facilitar sua vida. Isso é possível desde a hora em que ele precise manter contato com clientes até o momento de rotina para o controle financeiro de seus negócios.

A popularização desses aparelhos e a grande oferta de serviços de conexão à internet (banda larga, móvel e por redes sem fio em ambientes públicos) favorecem o uso da tecnologia onde quer que o MEI esteja.

Integração

Os smartphones, independentemente do sistema operacional (iOS, da Apple, Android, do Google, o Windows Phone, da Microsoft), vêm acompanhados de uma série de aplicativos de produtividade instalados. Alguns exemplos são calendário, e-mail, editor de texto, agenda de contatos, planilhas e bloco de notas.

Eles funcionam de maneira integrada. Você pode atualizar informação em uma dessas aplicações no computador, que ela será reproduzida no telefone ou no tablet e vice-versa.

Confira a seguir algumas dessas ferramentas e como elas podem ser utilizadas no dia a dia do MEI.

Ferramentas

É possível reduzir a conta de telefone, usando ferramentas e aplicativos gratuitos que possibilitam a realização de chamadas de áudio e vídeo: o Skype é o mais popular.

A versão gratuita permite ligações entre os usuários do software por meio do computador, tablet ou smartphone.

O Hangouts, do Google, também funciona de maneira semelhante nos três equipamentos.

Tanto o Skype como o Hangouts possuem versão paga que prevê ligações para telefones fixos com preços bem mais baixos que os praticados pelas empresas de telefonia.

Há também o aplicativo Viber, que permite chamadas de áudio entre celulares que têm o app instalado. A versão paga permite todo tipo de ligação.

Outro app é o WhatsApp, cujo foco inicial eram as mensagens de texto instantâneas, mas agora realiza chamadas de áudio entre os usuários, utilizando a conexão de internet. Ele não faz ligações para telefones fixos.

Controle financeiro

Ainda é possível controlar as finanças do negócio com ferramentas gratuitas, bem como organizar outros aspectos de gestão.

O Qipu, desenvolvido pelo Sebrae, é o maior representante desse grupo. Ele é gratuito e auxilia no controle de despesas e receitas, dá alertas e dicas de como melhorar o empreendimento.

Outras opções que funcionam de maneira semelhante são o Zero Paper e oAgendor. Eles permitem, por exemplo, cadastrar clientes, gastos, despesas e receitas, salvar comprovantes e documentos, emitir boletos e gráficos para analisar as vendas.

Já o GuiaBolso é um aplicativo focado em finanças pessoais.

Arquivos na nuvem

Os serviços de computação na nuvem também têm se popularizado e pode ser aproveitado pelo MEI. Eles são a maneira mais prática de acessar qualquer arquivo (texto, imagem, vídeo) em qualquer dispositivo.

Google Drive, One Drive, iCloud e Dropbox são os mais utilizados. Eles possuem grande capacidade de armazenamento nos planos gratuitos (a partir de 2GB).

O MEI que tiver um telefone com Android, iOS ou Windows Phone tem acesso aos três primeiros. O Dropbox pode ser instalado em dispositivos de qualquer sistema.

Em trânsito

Os atuais aplicativos e sistemas de mapas possuem informações atualizadas sobre a situação do trânsito na cidade. Esses dados são utilizados como base para traçar rotas mais fluidas e auxiliar o motorista a chegar mais rápido ao seu destino.

Google Maps, Apple Maps e Here são os mais utilizados e funcionam tanto no computador como em dispositivos móveis.

Já o Waze, que está no hall dos mais populares, funciona apenas no celular. Os usuários colaboram com informações em tempo real sobre acidentes, interdições e engarrafamentos.

Táxi

Quando precisar de transporte, o MEI pode usar os aplicativos úteis para chamar táxi (Easy Taxi, Taxijá e 99Taxis), motoboys (VaiMoto ou no 99Motos) ou serviços de motorista particular (Uber).

Fonte: Sebrae Nacional
 

0 Comments

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *